EMPREENDEDORISMO FEMININO
- Mulher Inspira Mulher
- 11 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2020
Empreendedorismo feminino é um assunto que ganha cada vez mais atenção. Além de promover o forte debate sobre a posição da mulher no campo empresarial, gera transformações na sociedade e na economia de todo o arquipélago.
O papel do empreendedorismo feminino
Em teoria, esse conceito diz respeito aos negócios que são criados e geridos por mulheres. Contudo, na prática, ele vai além dessa definição.
O empreendedorismo feminino diz respeito à liderança feminina e amplia a visibilidade das mulheres, contribuindo para o rompimento de várias barreiras sociais estigmatizadas.
Por exemplo:
Num ambiente de negócios que, precisamos admitir, é maioritariamente masculino, a imagem do sucesso está, muitas vezes, ligada à figura de força e autoridade do homem. Por isso, a mulher se depara com muitos obstáculos para conseguir empreender, ser levada a sério por parceiros e ser reconhecida.
A revolução que o empreendedorismo feminino encabeça é aquela que propõe a revisão do antigo pensamento e modelo social do homem como figura única de autoridade. Assim, gradualmente, transforma o ambiente empresarial em mais inclusivo e inovador.
O empreendedorismo feminino surge, então, para enfrentar o empreendedorismo tradicional, que é conduzido e pensado por homens de acordo com as suas próprias regras e conceitos de sucesso.
Ao impulsionar uma forma diferente de pensar os negócios, as mulheres conquistam protagonismo e mais espaço, bem como reconhecimento e satisfação na vida pessoal e profissional.
Além disso, aumentam a renda familiar, geram mais empregos e abrem as portas do mercado para cada vez mais mulheres.
Apesar de o progresso ter sido grande nos últimos anos, o cenário atual nos mostra que ainda existem muitos avanços a serem feitos.
Além do preconceito, um dos principais desafios que mulheres enfrentam no mercado de trabalho está relacionado à autoconfiança e ao medo de falhar, especialmente, quando envolve filhos e família.
Para superar essas barreiras, as mulheres buscam aliar aspetos comportamentais e técnicos para estarem cada vez mais seguras e preparadas para administração do negócio.
Embora haja certa intimidação na hora de negociar e entender propostas, é importante seguir a articular e ampliando o seu espaço de forma ativa e empoderada.
Como dizemos aqui: é preciso cavar uma bandeira no seu espaço.
Comments